Acesse a
extranet

Menu

Notícias

27 de novembro de 2018

Eunício reforça luta para manutenção de famílias no assentamento Zé Maria do Tomé

Eunício ainda informou que estão garantidos R$ 20 milhões para que novas moradias do programa Minha Casa Minha Vida sejam construídas nos municípios cearenses - Foto: Marcos Brandão
O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira, recebeu nesta terça-feira (27), o deputado federal, José Guimarães; o deputado estadual, Elmano Freitas; o Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Francisco de Assis Diniz; o secretário executivo do Desenvolvimento Agrário, José Leite; Coordenador do Desenvolvimento Territorial do Ceará, Eduardo Barbosa; o diretor do MST, Francisco Antônio Pereira e demais representantes do MST. No encontro, Eunício reforçou compromisso em buscar, junto ao governo federal, a transferência de posse do terreno do Acampamento Zé Maria do Tomé, na Chapada do Apodi, para o Governo do Estado. 

De acordo com De Assis Diniz, são 1.400 hectares delimitados para que as famílias ali já instaladas possam permanecer em assentamento produtivo sob a tutela do governo do Estado. “O Estado arcaria com todos os custos e demandas para instalação do assentamento”, disse. 

A saída apresentada, de transferência da União para o Estado, seria através de Decreto Presidencial, com base em Lei anterior, e seria uma alternativa para que as famílias não sejam despejadas do terreno. “No que eu puder,  irei atuar para que essas famílias permaneçam de forma digna nesse terreno”, afirmou. 

Minha Casa Minha Vida

Durante a audiência, o presidente do Congresso ainda informou que estão garantidos R$ 20 milhões para que novas moradias do programa Minha Casa Minha Vida sejam construídas nos municípios cearenses. 

Entre as cidades a serem contempladas com o programa estão Quixeramobim, Crateús, Cedro, Aurora, Lavras da Mangabeira, Acopiara, Fortaleza. 

“Garantimos esse remanejamento de crédito para que o Ministério das Cidades possa atender esses projetos”, acrescentou.
Instagram