Acesse a
extranet

Menu

Notícias

20 de novembro de 2018

Trecho da Transposição que vai levar água para o Ceará será inaugurado dia 20 de dezembro

A comitiva conferiu a última estação de bombeamento do trecho do Eixo Norte da Transposição que levará as águas do Velho Chico ao Ceará - Foto: Marcos Brandão
O trecho da Transposição do São Francisco que liga a cidade de Salgueiro (PE) à cidade de Jati (CE) será inaugurado no próximo dia 20 de dezembro. A garantia foi dada pelo Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, durante visita técnica realizada na manhã desta terça-feira (20), com a participação do presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-C E), do governador Camilo Santana e do ministro Pádua Andrade.

A comitiva conferiu a última estação de bombeamento do trecho do Eixo Norte da Transposição que levará as águas do Velho Chico ao Ceará. Chegando ao reservatório Jati, a Transposição será integrada ao Cinturão das Águas do Ceará, passando a ofertar segurança hídrica ao Açude Castanhão.

“Ainda este ano, todos nós estaremos aqui liberando as águas para fazerem o caminho até o Açude Castanhão, nesta que é a maior obra hídrica em construção no mundo”, enalteceu Eunício, ao assegurar que também estão garantidos os recursos para ampliação do Cinturão das Águas do Ceará.

A atuação de Eunício na liberação de recursos para a Transposição, bem como no diálogo para solução de pendências que impediam a retomada das obras, foi destacada pelo governador Camilo: “estou muito feliz de estar aqui hoje, e agradeço ao senador Eunício, que foi fundamental na garantia dos recursos necessários para essa obra tão importante para o Nordeste e para o povo cearense”.

O ministro Pádua Andrade enalteceu o que chamou de momento histórico. “Estamos entrando na fase final. Marcar a data da inauguração é motivo de muita alegria. Faltam somente alguns detalhes, e logo estaremos liberando a água com destino ao nosso querido Ceará”, celebrou.

Após visitarem a estão de bombeamento em Salgueiro, Eunício , Camilo e Pádua Andrade foram até o reservatório de Jati, onde ocorrerá a ligação entre a Transposição do São Francisco e o Cinturão das Águas do Ceará. Na ocasião, foi feita uma homenagem o engenheiro Hilton Timóteo de Melo Filho, um dos trabalhadores da obra que faleceu recentemente.
Instagram